PROFESSOR: DIANE
Neste fatídico dia a professora Diane se apresentou, como também todos nós colegas da turma realizou a mesma apresentação, e por fim foi discutido o cronograma referente ao semestre letivo de medicina, e após iniciou de fato a tutoria. A SP 1.1 "Não é minha opinião, é evidencia " , na qual foi elencado os problemas , as hipóteses e por fim os objetivos. Apesar que neste dia obtive uma boa interação em grupo, dialogando, tive grande dificuldade a respeito, apesar que naturalmente com o decorrer do semestre, o ensino e a metodologia será compreendido de forma eficaz. Porem, inicialmente estou tendo muito conflito a respeito.
Hoje, foi um dia pouco atípico, pois cheguei atrasado na aula referente a uma consulta médica e de certa forma senti um pouco perdido. Cheguei quando estava finalizando o tema da semana passada "Não é minha opinião, é evidencia" , e não pude colaborar com o fechamento da aula, porem entretanto conseguir iniciar o novo tema com a turma "Junto vamos mais longe" e a professora trouxe uma historia que falava a respeito de saúde mental e de igual modo foi desenhado em aula os problemas, as hipóteses e os objetivos a serem estudado para a próxima aula. É uma matéria da área da medicina muito interessante, pois nos incentiva a pensa e solucionar possíveis problemas. Não é nada relativamente dificilmente aparente, porem exige uma alta carga de dedicação, apesar de não ser algo terrível aparente, exige dedicação e estudo a respeito do tema, e de certa forma isso min deixa ansioso a respeito. Mais com estudo e força de vontade tenho certeza que tudo dará certo.
Nesta aula fechamos o tema temático da semana passada, na qual discutimos a respeito da importância do acompanhamento baseado na saúde mental, elencando todas as importâncias referente ao tema. A procura de assistências, estigma, os fatores causadores, entre outros, de tal modo que pude entender a importância e compreender os cuidados referente a saúde mental. Fui escolhido para ser o relator do próximo tema temático, junto com o coordenador Farley. "BO UNIVERSITÁRIO " e estou muito ansioso para elaborar o tema.
Hoje foi um dia bem proveitoso, fizemos a elaboração da nova síntese baseado na SP 1.3 "BO UNIVERSITÁRIO" , onde destacamos a rede de apoio jurídico e social de proteção as vitimas de violência, e a tipificação das formas de agressões, sendo ela física ou psicológica, que como relator desempenhei um papel fundamental, e pude aprender, obter informações e oferecer conhecimento realizando uma troca justa de conhecimento. Foi aberta a síntese provisória SP 1.4 "É exagero mesmo?", onde formamos três objetivos para a discussão na próxima aula e formar uma nova síntese, juntamente com o grupo e a nossa docente, conduzi , receber e fornecer conhecimento no ambiente.
Houve o fechamento da SP. 1.4 "É exagero mesmo?" com uma rica discussão a respeito da violência contra a mulher e logo após iniciamos o novo complexo temático SP. 2.1 "UBS na escola" com os seguintes objetivos:
Descrever o sistema reprodutor masculino morfo funcionalmente;
Caracterizar as fases da puberdade masculina;
Caracterizar as mudanças físicas e psicológicas da puberdade feminina;
Descrever a maturação do eixo hipotálamo - hipofisario - gonadal masculino;
Descrever o método clinico da avaliação do desenvolvimento da puberdade masculina (Escala de tanner, medidas dimensões gonadais, etc);
Descrever o processo de gametogenes masculina;
Definir o bullying e suas consequências.
No mais, será uma nova fase desafiadora a quais de fato irá começa a perceber estudos reais sobre o corpo humano, uma vez que o complexo temático anterior abordava assuntos corriqueiros do dia a dia.
Houve o fechamento da 2.1 "UBS NA ESCOLA" onde dialogamos a respeito do inicio da puberdade masculina e feminina, a escala de TANNER , inicio da produção de espermas, alterações hormonais , aumento da produção de testosterona, os efeitos físico e psicológico, entre outros causados em razão do inicio da puberdade masculina e feminina. Fechamos o complexo temático e abrimos o complexo temático SP 2.2 com os seguintes objetivos:
1- Descrever morfofuncionalmente o sistema reprodutor feminino.
2- Descrever a maturação do eixo hipotálamo-hipófise-gonadal feminino.
3- Descrever o processo da gametogênese feminina e sua relação com o eixo hipotálamo-hipófise-gonadal feminino.
4- Caracterizar o ciclo menstrual e sua relação com o eixo hipotálamo-hipófise-gonadal feminino.
5- Definir as mudanças físicas e psicologias na puberdade feminina.
6- Definir os métodos clínicas da puberdade.
7- Descrever os aspectos legais, religiosos, morais, éticos e sociais do início da vida sexual na adolescência, fatores causais da gravidez na adolescência e suas consequências.
8- Caracterizar as ISTs.
9- Descrever os métodos contraceptivos, como e feito seu uso e sua eficácia e suas indicações.
10- Descrever a influência dos aspectos socioculturais da gravidez não desejada e o seus aspectos éticos e legais do aborto no Brasil.
A aula vem sendo bem produtiva , e cada vez mais venho aprendendo e adquirindo conhecimento, estou muito satisfeito com a turma e professora. E o tema da próxima aula será bem enriquecedor.
Hoje o dia realizou o fechamento do tema temático da SP 2.2 onde descrevemos categoricamente a maturação do eixo hipotálamo - hipófise - gonadal , ciclo menstrual , morfologia do sistema reprodutor feminino , aborto, IST, questão legais e morais a respeito da questões sexuais e gravidez na adolescência . No decorrer das SP, venhamos abordando as questões pertinentes, a educação médica, além de problemas sociais.
Abriu o a SP 2.3 "Até que enfim"
Descrever o processo de fertilização natural.
Citar os principais métodos de fertilização assistida.
Descrever o processo do desenvolvimento embrionário em cada semana. (Formação do zigoto até o embrião)
Descrever como ocorre a diferenciação sexual.
Conceituar a infertilidade e quais são as causas.(Feminina e masculina)
Definir o que é célula-tronco, importância e suas funções.
Conceituar o planejamento familiar, instrumentos e os propósitos.
Hoje o dia foi bem tranquilo, a professora como sempre bem atenciosa, e a turma bem tranquila, apesar que vem tendo uma heterogeneização do assunto, em razão do assunto esta se tornando complexo, e o grupo sabiamente esta evitando de fica remoendo o mesmo assunto, pra não fica cansativo. Porém algumas pessoas naturalmente tem a necessidade de "falar" e acaba tirando a oportunidade de outras pessoas, ficando aparentemente parecendo que são as mesma pessoas que falam assuntos "complexos" toda semana, em detrimento de outras. Sugestão: A professora deveria sortear na hora, ou indica pessoas aleatória da turma para fala a respeito dos objetivos complexos, e deixando os outros objetivos conforme vem sendo prosseguido anteriormente. No mais a aula é excelente e venho aprendendo muito.
Nesta aula houve o fechamento sobre a SP 2.3 , na qual discutimos sobre a fertilização in vitro, as semanas gestacional embrionária até a 8° semana, in fertilização, entre outros assuntos, visto que o assunto abordado na tutoria, é de grande conhecimento para a formação médica, por se trata da área do sistema reprodutor feminino, e que isso é importante futuramente, uma vez formado, a respeito do conhecimento adquirido para futuros diagnósticos na área médica . Foi realizado a abertura da SP 2.4 "Até quando ?" com os seguintes objetivos:
Descrever o desenvolvimento do sistema fetal;
Caracterizar os anexos fetais, função e desenvolvimento;
Caracterizar os tipos de transportes placentários;
Caracterizar o sofrimento fetal;
Definir o pré termo, atermo e pós termo;
Definir o uso de costicosteroides na prematuridade;
Caracterizar o pré-natal no SUS, e suas importâncias;
Citar os métodos de avaliação do desenvolvimento embrionário e fetal.
Nesta mesma aula foi disponibilizado a APA 1, e seu respectivo resultado individual, no meu caso recebi um " precisa melhorar" , com as seguintes recomendações: Melhora a questão do horário de chegada na aula, na utilizando com frequência os 15 min de tolerância, visto que nunca ultrapasse disso, desenvolver os assuntos complexos, em aula visto que desenvolvo apenas os assunto mais tranquilo, e melhorar na abordagem do portfólio. De igual modo, farei conforme solicitado visando meu aprendizado , e mais ainda a qualificação médica, em relação a resolução de problemas quando forma, no objetivo de ser um bom profissional.
Nesta aula houve o fechamento da SP 2.4, onde foquei em aborda os objetivos complexos conforme proposto pela tutora na APA, e fizemos a abertura da nova SP 2.5, onde colaborei com a síntese provisória. Apesar que ainda, não consegui muda a situação, em relação ao horário conforme proposto, no plano de melhoria, mais cheguei no tempo de tolerância, estou min organizando, para que não ocorra, uma vez que tenho que concilia entre trabalho e faculdade. Mais irei adaptar para que não ocorra, mais este tipo de situação. A professora prestativa e os colegas buscando melhora, de acordo seu plano de desenvolvimento pessoal, porém sempre cordiais.
Hoje fizemos o fechamento da SP2.5 onde esforcei em conjunto com a turma para contemplar o objetivo, e venho cada dia mais melhorando minhas abordagens, fazendo cumprir meu plano de melhoria proposto pela tutora, e logo após fizemos abertura da SP 3.1, onde na qual colaborei com a síntese provisória. No fim da aula, fizemos uma reflexão, onde elenquei
sobre a união da turma, que vem sendo exemplar desde o inicio inabalável, falei sobre a importância que a professora tem, e como sempre de forma cordial nos ajudando, e comentei em grupo minhas melhorias parti do plano proposto, e o esforço que venho fazendo para atingir o proposto. No mais o dia foi bem tranquilo.
Hoje, realizamos o fechamento da SP3.1 onde abordamos o conteúdo proposto nos objetivos, a cada dia que passa venho tentando abordar e contemplar, os mesmos de forma satisfatória, venho participando de quase todos os objetivos, procurando não ser muito incisivo em todos, para não atrapalhar os colegas também, mais venho min esforçando pra demonstrar o meu conhecimento a respeito do assunto. Fizemos a abertura da SP3.2 onde ajudei na formação da síntese provisória, em todas as etapas do processo. A professora hoje fez a liberação da turma em relação a reflexão final, e ficou acordado na turma que teríamos uma aula, com dois fechamento da SP3.1 e 3.2, onde a mesma comprometeu a manda os objetivo da mesma, porém a sua realização dependeria da aprovação coletiva da outra turma. Mesmo que não fizemos a reflexão Diane, sempre atenciosa em tira as duvidas e sábia ao coordena o trabalho em equipe, como os colegas estão comprometido no plano de melhoria, todos procurando aborda o conteúdo e demonstrando interesse, e desde o inicio a turma é bem unida.
Fizemos o fechamento de 2 SP, sendo elas a 3.2 e a 3.3 onde abordamos sobre lipídios, aminoácidos e proteínas, conseguir aborda os temas propostos pelos objetivos, a professora super simpática conduziu a aula de maneira extraordinária , os colegas abordou também de maneira satisfatória o tema, ainda mais pela exaustão que a aula de hoje foi atípica e fizemos abertura da SP 3.4 a serem debatida e discutida na próxima aula.
Hoje teve o fechamento da SP 3.4 onde debatemos e explanando sobre o assunto, onde todos os alunos, apesarem de cansados, conseguiu desenvolver em todos os objetivos com maestria, e sim cansado pela carga excessiva proposto pela faculdade, e a professora sempre solicita em atender, escutar e tirar duvidas de forma humana e respeitosa com o aluno, e eu pude contribuir e aprender com todos, explanei com o conhecimento que tinha em quase todos os objetivos, e aprendir com os meus colegas. E fizemos a abertura da SP 3.5 a respeito da diabete que abordaremos na ultima aula, com a possibilidade da realização da APA.