CÉZAR PAULO DE MORAIS RIBEIRO, empresário, natural de Brumado, na Bahia, é filho de Paulo Cézar Rocha Ribeiro e Elizete Lima de Morais. Desde jovem, fui forçado a assumir grandes responsabilidades devido ao falecimento precoce de meu pai, o que me levou a gerenciar um tradicional grupo empresarial da região. Entretanto, o desejo pelo estudo sempre esteve presente, impulsionado por um sonho de meu pai: que eu obtivesse uma formação superior. Contudo, as adversidades emocionais, sociais e administrativas do período me obrigaram a abandonar os estudos ainda no segundo ano do ensino médio.
Apesar dessa interrupção, a vontade de continuar estudando nunca se apagou dentro de mim. Esse desejo me levou a realizar o Exame de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (CPA), que me permitiu concluir o ensino médio e, logo após, prestar vestibular para o curso de Direito, uma aspiração que cultivava desde a infância.
Ao iniciar a graduação em Direito, contudo, me desiludi com o curso. Diversos fatores, como questões políticas, sociais e, principalmente, a complexidade da hermenêutica jurídica, provocaram em mim uma profunda crise de convicção. Embora existam a Constituição, as leis ordinárias e complementares, percebi que, sob a influência da teoria da decisão, os juízes possuem uma liberdade interpretativa que, em minha visão, mina a credibilidade da justiça, uma vez que lhes permite decidir de acordo com suas convicções pessoais. Esse dilema me levou a abandonar o curso.
Buscando uma nova direção, decidi me inscrever no vestibular de Medicina, curso no qual fui aprovado e que atualmente estou cursando com grande satisfação. A prática médica tem sido uma experiência transformadora para mim, pois me oferece a oportunidade de, através do conhecimento e esforço pessoal, fazer o bem ao próximo. Essa responsabilidade e o poder de ajudar, que considero ser um presente de Deus e fruto do meu empenho nos estudos, trazem uma sensação libertadora e única, que tem renovado o meu propósito de vida.