PROFESSOR: NATHAN SELIS
Hoje a aula inaugural de SBE, na qual o professor Nathan justificou por não ter comparecido na semana atípica , visto que ao iniciar a aula, com muito receio, em sentido que a semana anterior foi muito conflitante, pelas excessivas informações sobre o processo de funcionamento da faculdade, mais as informações referente ao curso, enfim, porem o professor soube calmamente explicar o funcionamento e até mesmo tirar algumas duvidas anteriores, de igual modo se tornando mais fácil, e de certa forma com o decorrer do tempo, as informações pertinentes irá assimilar melhor, e o processo de adaptação será concluído, desta maneira tudo será mais fácil.
Após explicar o cronograma, e todos se apresentarem foi demonstrado dois singelos vídeos a respeito de colar em medicina, na qual representar um risco real, sendo que a profissão que escolhemos seguir para nossas vidas, envolve "vidas", apesar de uma área humana e voltada ao atendimento do paciente , e literalmente salvar vidas, é uma profissão muito séria, na qual não se permiti erros, e caso aconteça oriunda consequências muito séria para todos envolvidos no processo.
Logo após, foi efetuado uma dinâmica sobre o estatuto de ética do estudante de medicina, onde todos envolvido no processo pode ter uma assimilação calma do assunto, na qual em particular fiquei muito satisfeito pela facilidade que o professor transmitia conhecimento.
04/03/2024
Na aula de hoje foi desenvolvido um atividade em grupo, que basicamente era a constituição de uma mapa mental, baseado em objetivos pré definidos:
1 - Apresentar a definição de SBE;
2- Apresentar a importâncias da SBE na formação do profissional;
3 - Descrever os desafios atuais da SBE;
4 - Descrever os fatores que podem influenciar a qualidades das informações.
A dinâmica foi praticamente dividir a turma em 3 equipes, e depois dividir novamente, e dividir de novo, até que todos tenha passado por todos grupos, apesar sem entender o objetivo da dinâmica, ao final pude perceber sua importância, que foi adquiri o aprendizado e depois compartilhar. E isso nos mostrou o quanto é importante trabalhar em equipe. E mostrou que no final. O mapa mental proposto pelos grupos ficaram relativamente parecido. E em sentido horário de seleção os alunos agrupados realizaram perguntas para outros grupos com o objetivo de semear o conhecimento e a participação de todos.
Quadro original - Originado da primeira formação.
Quadro originado da alterações de participante do grupo original
Quadro originado da alterações de participante do grupo original
Pergunta realizada pelo grupo bolinha, ao grupo raio na dinâmica proposta pelo professor
Hoje o professor Nathan , nos apresentou a forma correta, de como se pesquisar artigos científicos de uma forma organizada e estruturada, utilizando ferramenta como bv salud, pubmed , scielo , entre outros, apesar de aparenta algo bem complexo, foi muito fácil e atraente, visto que para min passava a impressão de ser algo bem estarrecedor, foi bem prático e fácil. Após a percepção que todos tiveram uma desenvoltura acentuada no que foi proposto na aula, o professor liberou os aluno para ir para casa.
Hoje, o professor Nathan tirou algumas duvidas nossas a respeito dos relatórios e seminários, nos explicou de uma forma detalhada o cronograma avaliativo da referida matéria e nos apresentou um trabalho para que interpretasse um artigo científico do mesmo referido professor outrora publicado em uma revista conceituada internacionalmente "PubMed" , e que deste artigo fizesse a extração das informações para que compreendesse o processo "Introdução, objetivos, metodologia, resultados, discussão e conclusão" e deste modo pudermos aprender a como interpretar o artigo científico, visto que na aula passada ele nos ensinou a pesquisa-lo e nesta aula a estuda-lo , para que pudéssemos, ter como base nos estudos acadêmicos e futuramente nossa vida profissional baseada em evidencias científicas. No mais foi uma aula bem importante, pois que na formação que escolhemos é muito importante o poder de localizar informações verídicas e destas mesma, colher informações em prol do nosso paciente.
Hoje aprendemos sobre o Desenho de estudo, na qual deve ser feita a melhor pergunta, baseada no acrônimo "PICO" , que deverá ser realizada uma pergunta de qualidade, que deverá ser clara, única, precisa, relevante e viável para que se constitua um desenho adequado, e logo após o professor direcionou uma dinâmica para os grupos e subsequentemente dividiu em 6 grupos a turma, e o meu grupo ficou responsável "Estudo de coorte" , onde definimos através que o estudo pode ser observacional ou analítico, e logo em seguida que pode ser retrospectivo ou prospectivo, e em seguida que o objetivo identificar e avaliar informações e efeito da exposição que promoverão resultados prospectivos ou retrospectivos de um determinado grupo ou população. E finalizamos a dinâmica tecendo o passo a passo para se chega ao desfecho do estudo, que se baseia principalmente na identificação, metodologia, análise de dados e por fim desfecho. As aula do professor vem sendo bastante intuitiva. E venho aprendendo muito.
Hoje, a aula foi bem dinâmica o professor Nathan dividiu a turma em alguns grupos e meu grupo ficou responsável pelo estudo de prevalência, foi proposto a confecção de um mapa mental e a pesquisa de artigo científico para embasamento do trabalho , na qual escolhemos o artigo " Prevalência Global de Hipertensão em Crianças: Uma Revisão Sistemática e Meta análise" , na qual utilizou o método ponto e período , e meta regressão.
Referência: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31589252/
Hoje fizemos um slide em grupo, na qual a minha equipe ficou responsável de elaborar a apresentar a respeito do estudo de coorte, e as outra equipe sobre estudo de caso de controle. Em colaboração com os meus colegas consolidei o conhecimento a respeito do tema por hora estudado, em especial sobre o estudo de coorte, na qual visa longitudinalmente observar no decorrer do tempo podendo ser prospectivos ou retrospectivos , a relação da patologia com ações comportamental de grupo estudado em relação a uma consequência patológica futura, como por exemplo o câncer de pulmão gerado pelo uso do cigarro, porém entretanto é um estudo que demanda, tempo e a saída dos participante, por vários motivos inclusive a morte pode afetar o resultado do estudo, enquanto o caso controle é mais simples e pontual, apesar que tem quase todas característica do estudo de coorte, entretanto se torna mais viável econômico, organizacional e mais rápido.
A aula de hoje, o professor nos incentivou a procura artigos científico, a respeito do estudo de coorte, e dividiu a sala em equipes, e logo após deveríamos fazer um slide em equipe para apresentação. Nosso grupo apresentou um tema científico "A relação da menopausa, e o ovário policístico", apresentado pela colega Raquel e Isabela. Venho aprendendo muito a respeito de pesquisas científica, interpretação e apresentação.
A aula de hoje, foi bem tranquila, o professor divulgou um artigo científico na qual deveríamos realizar 5 perguntas para o outro grupo da sala, de igual modo responder as perguntas realizada pelos mesmo sobre o artigo científico, que o mesmo corrigiria durante a semana. As aulas de SBE, vem sendo bem intuitiva onde venho aprendendo muito, e o professor como a turma sempre cordiais e colaborativo.
A turma foi dividido em vários grupos, na qual ficamos responsável de escolher um artigo para encaminha para outro grupo e de igual modo, o grupo encaminharia um artigo para nós sobre caso de diagnostico, de igual modo ficaríamos responsável por apresentar um slide na próxima aula.
Fizemos a apresentação sobre um estudo de coorte, através de um slide proposto por um artigo selecionado na aula anterior. Os colegas, fizeram apresentações excelentes, o professor sempre atencioso e educado, enquanto a min venho aprendendo a cada dia min tornando uma pessoa cada vez melhor.
Foi realizado uma apresentação do mestrado/doutorado do projeto Nathan, durante a aula proposta onde teve como objetivo demonstrar o modelo de apresentação do seminario a ser realizado na proxima semana pelos alunos, sub dividido em 6 grupos e após fizemos um questionário na qual respondia questões de qualificações a respeito da infraeestrutura, pedagogia e rendimento dos alunos.