Na data de hoje, a turma se concentrou na sala de TBL, onde a metade da sala, foi pra outra sala com a professora Isabela, enquanto a outra metade, ficou nesta mesma sala, na qual fiquei também, com o professor Bruno, onde o mesmo nesta aula fez um revisão sobre o conteúdo abordado no semestre passado, além de realizar algumas orientações para os aluno, explicar sobre a temática da próxima aula, e a turmas todos ficaram atento, por ser primeira aula do semestre, estava atento para que soubéssemos de todas as novidades a respeito. Enquanto a minha pessoa, fiquei ansioso e ao mesmo tempo apreensivo, mais no decorrer da aula, fui tranquilizando.
Hoje foi a primeira aula de fato com a tutora Isabela, e a sala estava cheia, pelo simples fato que os alunos de outras turmas se encontrava na sala de aula, pelo fato de não ter ainda definido os professores para essas turmas, foi apresentado o conteúdo pela tutora, a respeito do estado geral do paciente, e orientado ao uso dos termos médico, como também apresentado e instruído para o aluno a respeito da oro faringe. A oficina foi bem proveitosa, apesar do conteúdo denso e bem criterioso, principalmente a respeito dos termos médico, no mais a turma foi bem tranquila e todos colaboraram, de igual modo a professora, visto que eh uma docente, bem experimentada e experiente, que sabe deixa o aluno a vontade e com vontade de aprender.
Foi realizado a 1° simulação do semestre, na qual Farley membro do meu grupo foi o entrevistador, eu e Pedro fomos o observador, e o meu colega se mostrou um pouco nervoso, cometendo alguns erros besta em razão de ansiedade, causado pelo receio do reteste, porém em outro momento oportuno o mesmo já mostrou ser capaz de executar o atendimento de forma coerente, então pra min neste momento não seria interessante fazer juízo de valor em razão, desta 1° simulação do semestre.
ATIVIDADE A
O sistema linfático é uma parte importante do corpo, que tem como objetivo a drenagem de fluidos e combater patologias, para manter o equilíbrio dinâmico. Sua principal função é transportar através de um liquido rico em glóbulos brancos de volta a corrente endócrina, além de ser responsável pela limpeza e no combate constante de patógeno.
ATIVIDADE B
É uma técnica de massagem que estimula os fluxos sanguíneos, através do sistema linfático. E é praticada através de movimentos pré definidos no corpo humano, que é responsável por mover a linfa acumulada em direção ao linfonodo para ser filtrada, reduzindo inchaço, melhorar a circulação e acelerar pós operatório, sendo descartada através da diurese.
ATIVIDADE C
Provavelmente seja a drenagem linfática, em razão dos movimentos serem leves, suaves e forçar a linfa em direção aos linfonodo. Pode ser praticado no corpo todo, mais é particularmente eficaz nas áreas com maior concentração de linfonodo, como pescoço, axilas e virilhas.
ATIVIDADE D
O anuncio é enganoso. Embora a técnica tenha benefícios como redução de inchaço e melhora da circulação, ela não oferece os mesmo efeitos abrangentes da atividade física regular, como fortalecimento muscular e melhora cardiovascular.
Concluímos, comentando a respeito da maravilha que é o corpo humano, e a importância da aplicação correta da prática médica em beneficio para o diagnostico assertivo em favor do paciente, conforme é aprendido e repassado pela faculdade, na representatividade da professora Isabela, é notável o quanto estas técnicas e o uso correto da mesma, venha a soma em um diagnostico diferenciado.
O meu grupo mais uma vez participou da simulação, porém desta vez apresentado por Pedro, que em modo e contexto geral se saiu bem, apesar de alguns erros mínimos pontuais, o mesmo conseguiu desenvolver e estrutura a entrevista e os procedimento de forma adequada, apesar que esqueceu de explorar um pouco a anamnese. Como de igual modo, esqueceu de aplica o bom estado geral. Mais se desenvolveu de forma adequada.
ATIVIDADE A
Nesta atividade assistimos um pequeno vídeo a respeito dos linfonodos, e aplicamos a técnica aprendido em sala de aula, e demonstrado pela professora, e conseguimos compreender a importância da aplicação correta na examinação dos gânglios.
ATIVIDADE B
Os linfonodos de certa maneira, é fácil de realizar o exame clinico em razão, que não apresenta alteração nas partes verificada, desde que usada a técnica correta, e em razão dos linfonodos alterados, apesar do receio, é até de certa maneira geral, fácil de identificar, pois visto que apresenta de uma certa elevação, em formato de caroço, até uma mais séria elevação, ficando fácil a identificação.
ATIVIDADE C
Estudamos a respeito do sistema linfático e sua aplicabilidade correta, e descobrimos a diferença de drenagem linfática para massagem linfática, que não condiz com a mesma coisa. E também percebemos ao analisar o artigo proposto na atividade, que não existe forma de perder peso sem uma dieta adequada, com também sem o auxilio de uma atividade física.
ATIVIDADE D
O nosso corpo contem líquidos intersticiais em varias regiões do organismos humano, que através da técnica correta, é levado para a corrente sanguínea promovendo desincha e desinflamação de locais no corpo humano. Através de seus ductos.
ANALISE
Visto que, se trata de um novo assunto, na qual esta sendo abordado em HM - EC, e aplicação correta e eficaz do procedimento médico, com o acumulo de tudo aquilo que já foi aprendido no semestre anterior, porém se torna compreensível e de fácil aplicação, com uma estruturação correta de tudo que é abordado até agora, e claro com o estudo continuo a respeito do tema. Os meus colegas que apresentaram a simulação até o presente momento. Foram se desenvolvendo no decorrer das simulações, visto que Farley, apresentou uma dificuldade inicial, em razão de esta vindo após um período de ferias. Em acumulativo, com os assuntos novos abordado, porém na 2° simulação já neste momento com Pedro, ele já desenvolveu melhor, em razão do gelo já ter sido quebrado anteriormente, e o tempo melhor para se preparar a respeito. Estou convicto com os estudo proporcionado pela faculdade e a minha dedicação, farei uma apresentação de simulação exemplar. No mais, a professora sempre é atenciosa, e tem paciência para aborda e explica tudo a respeito do tema de forma detalhada, levando o aluno a fazer uma critica construtiva a respeito da matéria estudada, e a aplicação correta. Como já dito anteriormente, sou muito honrado em fazer parte da equipe de estudo proporcionado pela professora Isabela.
Hoje, foi o dia da minha simulação, desempenhei com o tempo de 33 minutos, na qual fiz 16 minutos apenas de anamnese, e a professora, min alertou do tempo faltando apenas 5 minuto para finalizar, que acabou gerando uma ansiedade, porém conseguir finalizar dentro do tempo razoável, apesar que utilizei os 5 minuto de tolerância permitido. Tive alguns erros pontuais, porém a professora, passou um feedback que apesar dos erros pontuais, na sua grande maioria a simulação foi bem proveitosa. E logo após fizemos as atividades proposta nas estações.
ATIVIDADE A
É um desafio ainda para min esta realizando o exame clinico da oral faringe, principalmente em relação aos termos médico, porém no decorrer das simulações dos colegas, venho cada vez mais aperfeiçoando, e esta atividade pode facilitar e permitir o aumento do meu conhecimento a respeito.
ATIVIDADE B
Elaboramos um mapa mental, onde descrevemos a função da cavidade oral e a oral faringe, com a sua devida anatomia, e pudemos compreender a importância de cada um dessas estruturas, e como isso impacta negativamente na má digestão, entre outros.
ATIVIDADE C
Fizemos a elaboração de um panfleto educativo na folha de oficio, apesar que não apresentamos para o dentista, sobre a parte educativa da oral faringe e sobre prevenção de algumas patologia.
ATIVIDADE D
Verificamos os posicionamentos de algumas estruturas da cavidade oral e a oral faringe, onde identificamos anatomicamente cada localização destas, e pudemos compreender mais a respeito do seu respectivo funcionamento.
ANALISE
Pude analisar que nosso grupo desenvolveu satisfatoriamente as atividades proposta, e podemos aperfeiçoar durante as estações, e pudemos aprimorar no decorrer das simulações, em meu respeito em particular, por ter sido o ultimo a apresentar, pude adquiri experiência do que fazer e como fazer pra tenta fazer uma simulação sobre o assunto abordado de forma eficiente, apesar que não usei meu tempo de forma proveitosa e acabei estendendo além do permitido e mesmo com o uso alargado da anamnese ainda faltou algumas coisas pontuais, a respeito do exame físico, faltei ao não observa as extremidades inferiores, e não conseguir verifica, mesmo que visível que atriz apresentava uma lesão no braço esquerdo, porém a ansiedade devido o tempo esta acabando, dificultou que fizesse de uma forma coerente, mais a professora pontuou que a simulação no seu aspecto geral, foi satisfatória. Porém, esses erros tende a min mostrar onde preciso melhorar para que possa assim que possível na próxima simulação, fazer de uma forma mais coerente, estruturada, utilizar o tempo a meu favor, e corrigir os erros pontuado pela professora, e fora ainda que terá novos exames clínicos que será adicionado e isso traz uma responsabilidade muito grande. Porém com estudo e dedicação é possível chega.
Hoje, fizemos uma analise das simulações aplicada, onde foram debatido entre os colegas e a professora, sobre os pontos fracos, e fortes. Orientações foram repassada, como um resumo geral de tudo que foi aprendido até o momento. A professora explicou sobre a tabela tabargica, e o que deve ser aplicado para o controle adequado. No mais, a professora sempre atenciosa em suas explicações, e sempre disponível para sanar duvidas, e eu venho aprendendo muito sobre sua orientações. E o meu grupo sempre respeitoso e atencioso.