PROFESSOR: NATHAN SELIS
Hoje, tivemos aula com o professor Nathan, que exemplificou o conteúdo a respeito de EPI e EPC, focando na melhor maneira de ter acesso ao laboratório de forma segura e eficiente, sem coloca sua vida em risco ou de seus colegas, uma vez que neste local através do mapa de risco "assunto da aula" , pode obter prejuízos químicos, físicos, ergonômicos, biológicos, entre outros, como salientou e exemplificou a respeito do acesso a plataforma LT, e AUGITECK , onde desenvolvemos uma dinâmica baseada em estações 1 e 2, que após um determinado período, fazia a troca. E no final ele escolhia aleatoriamente alguém de cada grupo para expor sobre as perguntas espalhada pelas mesas do laboratório, e um dessas pessoas escolhida fui eu, que mesmo com receio, pude descrever categoricamente a importância que o EPI, tem na proteção individual do estudante e profissionais de saúde, entre outras áreas , como de igual modo o EPC, na proteção coletiva da equipe que utiliza o local, deste modo apesar que, com receio sentir tranquilo ao expor com sabedoria a questão proposta.
05/03/2024 - Hoje o professor Nathan orientou sobre a importância da higienização conforme as orientações pertinentes médicas reguladoras, e de tal modo ensinou a todos os alunos como realizar o procedimento correto. A aula foi dividida em duas estações, uma referente a prática correta de higienização para os procedimentos médicos, e outra a respeitos das células epiteliais e suas funções. Onde foi pedidos aos alunos para formarem uma célula capilar no quadro. A aula foi bem produtiva e instrutiva. Total proveito de aprendizagem.
Com o professor Nathan realizamos atividades, baseadas em estações a respeito do microscópio e também do tecido conjuntivo, e o mesmo nos explicou a respeito dos corante e o que cada um pode nos oferecer, como a hematoxilina = corante base e a eozina = corante acido. Eu venho aprendendo muito e cada dia sentindo mais a necessidade de conhecimento, pois cada vez que aprendo percebo que não sei muita coisa, e isso é desconfortável, porem min faz buscar cada vez o aprendizado.
Hoje os objetivos da aula:
Analisar as fases dos espermiogêneses ;
Caracterizar os parametros avaliados na espermograma;
Interpretar o espemograma correlacionando com as principais causas de infertilidade masculina.
O professor desenvolveu para nós aluno 3 estações, onde duas consistia apenas em identificar as causas através dos exames laboratoriais a infertilidade do esperma ou fertilidade, e a outra na avaliação histológica da formação do esperma, que consistem em cabeça, núcleo, membrana plasmática, acrossomo, centriolo, mitocôndria, disco terminal, calda , peça intermediaria, principal e final. E por fim fez o fechamento da aula com a elaboração do mapa mensal através do Chat GPT, visto que o mesmo devido a limitação não permite, porém gera em tópicos. A aula foi bem produtiva e o professor consegue transmitir o conhecimento com sabedoria.
Hoje o professor Natan como proposto , realizou o trabalho de estações , e iniciou o assunto a respeito do ciclo menstrual, como reforçou o trabalho a respeito da gametogeneses e eixo do hipotálamo - hipófise - gonadal, e por fim fechou o trabalho com a realização de um mapa mental, dividido por equipe na qual nosso grupo ficou responsável por confeccionar no quadro o mapa mental a respeito do funcionamento do LH E FSH, responsável pela produção e liberação do óvulo no sistema reprodutor feminino. As aulas vem sendo bem produtiva e auto explicativa. Venho aprendendo muito e estou muito satisfeito com meu grau de desenvolvimento. Venho estudando muito em casa e tenho certeza que aos poucos o conhecimento irá se consolidando.
O professor Nathan propôs a realização de duas estações, a respeito de mitose e meiose, onde deveríamos identificar as estrutura responsável, como na segunda estação respondemos algumas perguntas no programinha Ulife, a respeito do tema proposto, e logo após ele nos ensino como faria para realizar o acesso ao Dynamed , um aplicativo que a faculdade tem em parceria, que oferece para o estudante um vasto conteúdo relacionado ao campo da medicina. A aula venho aprendendo muito, pois o professor tem uma didática intuitiva que faz com que o aluno entre dentro da aula, mesmo com toda dificuldade que possa ter, em razão do seu grau de evolução. A turma sempre comprometida com o assunto, pois nos oferece uma bagagem acadêmica para o aluno. E estou muito satisfeito.
A aula de hoje foi dividido em duas oficinas, na qual uma compreendia a organização de forma correta do cariotipo e a segunda responder o questionário recorrente do Kuracloud. O professor Natan tem a facilidade em tira duvidas na qual o aluno consegue compreender o que esta dizendo. E de igual modo min sinto muito bem acolhido pela turma e pelo professor.
O professor Nathan, dividiu a turma em 3 grupos, e contamos com 2 oficinas, onde atuamos em primeiro momento no Kuracloud, sobre o gene, transcrição e tradução, e em seguida na segunda oficina, no algitech sobre a extração e purificação do DNA e RNA. O professor liberou o fechamento da sessão, para o aluno fazer no pós aula. A aula como sempre vem sendo bem dinâmica e intuitiva, os colegas sempre colabora, o professor bem tranquilo e compromissado, e eu venho aprendendo cada vez mais.
O dia de hoje, foi bem produtivo, Nathan fez conosco a prática da medição da glicose e logo após fomos para as estações onde desenvolvemos a respeito do que já sabíamos sobre os carboidratos no organismo, quais encontramos nas dietas, o processo de absorção da glicose e etc, logo após demos abertura a primeira estação com digestão do amido e absorção da glicose com uma atividade no LT. Na segunda estação vimos sobre as vias hipoglicemiantes e hiperglicemiantes e controles hormonais, novamente no LT e preenchemos os quadros. Não fizemos o fechamento da estação, porém o professor, fez um resumão em conjunto com o professor. Venhamos aprendendo, e desenvolvendo nossa habilidade, e a cada conteúdo ficando mais preparado, a turma sempre unida e ajudando conforme pode, de acordo seus conhecimento e professor sempre tirando duvidas, e nos apoiando.
Não tive presente, em relação de ter passado mal na aula anterior, de Morfofuncional com náuseas, cefaleia e diarreia e de igual modo fui embora.
Fizemos o fechamento da SP, e contou com 3 estações pertinentes, Nathan sempre sabe expor o conteúdo com maestria, a turma sempre tirando suas duvidas e eu, venho consolidando o conhecimento nas aulas, apesar que venho estudando muito pós aula para que quando chegue nas aulas o conhecimento esteja fresco, e tenha facilidade em aprender.
A estação contou com 3 seções onde abordamos sobre o acido úrico, fígado e urato. E fechamos a sessão, onde fizemos um apanhado geral de todas as sessões tanto de morfo e med lab, e o professor Nathan dividiu o grupo a responder de acordo seu conhecimento, e todos responderam, e a professora Bruna deu um recadinho referente ao Angatu e o trabalho da faculdade, que estaria iniciando no dia seguinte a tarde, promovido por pares e que teria um lanches para os alunos. Eu venho aprendendo muito na aula, e o professor Nathan induz o aluno ao conhecimento e isso proporciona aos mesmo conhecimento e sair da inercia, e aprender o conhecimento. O grupo sempre solicito e participa de todas as atividades, como contribuir para o conhecimento do aluno.