PROFESSOR: ISABELA
No dia 20/02/2024 foi o dia que conheci os professores Isabela, Bruno e Felipe, docente estes responsável por esta respeitada matéria, na qual quê a Senhora Isabela, ficou sobre seu guarda chuva a tutoria do grupo 1, na qual faço parte. Inicialmente os mesmos em conjunto fizeram um encontro explicando todo o funcionamento seletivo do semestre, orientando, tirando duvidas e explicando tudo aquilo que é necessário para o aprendizado baseado na busca ativa do aluno, e logo em seguida os grupos outrora reunido seguiram seus tutores, e de igual modo fizemos sobre a gestão da cuja mencionada acima.
O primeiro encontro com a professora Isabela, foi esclarecedor, visto que no dia anterior foi disponibilizado dois textos prévios a respeito do assunto da aula, e foi debatido o tema focado no paciente com o intuito de humanizar a relação médico/paciente e torna a experiência clinica humana, citando exemplos de casos recorrentes em razão de superlotação do bens públicos, falta de estrutura, na qual força o profissional a procura números, em vez de qualidade, na qual oferta um tratamento aos mesmo, muitas vezes prescritivo, excluindo a sensibilidade e o respeito.
Comentou se, a respeito da simulação e de todo processo avaliativo para o semestre e realizou uma dinâmica focada no intuito de iniciar os ensinamento a respeito das habilidades clinicas que um estudante de medicina, tem que desenvolver para torna - se um médico competente e humano, exercendo a anamnese com excelência evitando se , por falta de contato exames desnecessário, algo que pode ser concluído apenas no dialogo com o paciente.
Na aula de hoje com a professora Isabela, foi um momento enriquecedor de conhecimento, apesar do estudo prévio a respeito (MCCP)/SIFE , foi onde pude retirar as duvidas, e em grupo construimos um dialogo construtivo a respeito do tema proposto, além de que, apesar de "extenso" a respeito da estruturação e aplicação da anamneses em um abordagem clinica com o paciente, é de total importância para avaliação a respeito do problema enfrentado pelo mesmo, e a cada dia as aulas vem sendo construtiva. A humanidade no tratamento com o paciente é de suma importância para avaliação clinica, na qual será o dito, que mesmo inconsciente dará todos os meios possíveis, para a elaboração do diagnostico de seu problema, na qual segue um rigoroso enredo até a resolução definitiva e o posterior tratamento.
Hoje foi um dia bem atípico, a nossa queridíssima docente realizou uma simulação a respeito do atendimento ao paciente onde deveríamos aplicar o conceito humanista baseada no paciente - Método Clinico Baseado na Pessoa e através dele o SIFE, e minha equipe foi a primeira a realizar a atividade proposta, sendo eu na qualidade de entrevistador e os demais na posição de observador, ao final da avaliação, recebi com bons olhos a aprovação do paciente ator, porém errei ao não aplicar corretamente a anamnese , sendo isto percebido pela professora e os meus colegas observadores, porém entretanto os mesmo gostaram a respeito do meu comportamento no trato humano, de igual modo na próxima atividade simulada min preparei melhor para que os objetivos proposto seja alcançado. Logo após enquanto aguardávamos as outras equipe finaliza, realizamos 3 atividades proposta pela professora sendo elas:
A primeira foi em ambiente de realidade virtual, onde entrevistamos uma modesta senhora que morava sozinha e tinha quadro de diabete. Tive um aprendizado bem positivo, em poder acompanhar o trato com um idoso, e poder contar com uso da tecnologia. E em conjunto com o restante da equipe elaboramos estas resposta como proposta pela docente para Atividade C:
Questão 5:
A) No atendimento podem ser obtidas informações da anamnese relacionada as seguintes etapas, conforme o MCCP:
1- Identificação: paciente Simone Kimura, 64 anos, professora universitária, budista e que mora com o seu cachorro.
2- Queixa principal: a paciente apresenta queixa de uma queimadura no braço, que apresenta bolhas, ardência e vermelhidão. Passou óleo de amendoim que a vizinha recomendou.
3- História da doença atual (HDA): paciente relatou acidente em casa, em que estava cozinhando e ao ouvir um barulho na sala, esbarrou na panela quente e acabou queimando seu braço. Relatou fazer uso dipirona 1mg para dor.
4- Interrogatório Sintomatológico: Sono ok, boa alimentação (saudável, relatou ter feito uma mudança dos hábitos após a descoberta da diabetes), sem manchas, sem dormência, sem formigamento, estômago e intestino ok (dieta ajudou), audição ok, visão (faz uso de óculos devido a idade, tem astigmatismo leve), relatou Coceira há 5 meses – uma micose no pé direito.
5- Antecedentes pessoais: Vacinas em dia, tem diabetes, em uso de metformina desde os 43 anos, 1vez ao dia (850mg).
6- Antecedentes familiares: não foi possível colher os dados.
7- Hábitos e estilo de vida: possui rotina alimentar saudável e bebe saquê uma vez por semana.
8- Condições socioeconômicas: não foi possível colher os dados.
Obs.: Não foi possível colher mais informações da paciente e sua história, pois durante o usos ocorreram erros e tivemos dificuldades com o uso da tecnologia.
B) Diante dos dados que conseguimos coletar, chamou a atenção o fato da paciente ter feito uso de óleo de amendoim seguindo a recomendação da vizinha, para tratar a sua queimadura no braço. Esse é um fato que merece atenção, em razão dos riscos em seguir uma conduta de tratamento sem a evidencia científica (podendo até mesmo ocorrer uma piora do quadro).
C) Diante dos fatos narrados, sugere-se como proposta terapêutica, o acompanhamento regular da paciente a sua Unidade Básica de Saúde de referência, no intuito de manter o acompanhamento do quadro da diabetes) e possível inserção em grupos de orientação em saúde, tendo em vista que ela reside sozinha, e isso pode constituir um fator de proteção para outras doenças.
Na atividade B, um pouco traumatizado com a experiencia inicial da simulação, fiz o papel de paciente , Joesley de entrevistador e Farley de observador. Enquanto paciente elaborei uma historia de um quadro de ansiedade, que foi facilmente identificada pela minha colega, e o trato humano dela foi devidamente adequado, utilizando os preceitos da anamnese e o método centrado na pessoa e o SIFE. Farley deu algumas ponderações enquanto observador mais foi tudo conforme o planejado.
Na atividade A, foi proposta duas atividades "Contexto" , que nos colocava em posição de conflito com o objetivo que em uma situação como esta pudéssemos ter a maturidade de saber dialogar com sabedoria com todos os envolvido e logo depois teve 3 questões para que refletíssemos em equipe, de tal modo chegamos a tal conclusão;
A) O IA realizou como proposto e forneceu adequadamente os dados solicitados conforme a historia do paciente.
B) O prompt possui uma proposta adequada , porém a tecnologia esta em constante evolução, e o que falta nestas tecnologia é o devido trato humano proposto pelo método clinico da pessoa, dando um ar de indiferença com o paciente.
C) A experiencia com o IA, foi bem útil pois, nos fez perceber o quanto é importante, apesar que a tecnologia de igual modo é importante dentro do contexto médico, mais a participação humana como protagonista desta historia nos faz aprender que o contato humanizado é tão importante quanto na adoção de cuidado médico.
A paciência, a empatia em todo contexto tem que ser aprimorado, pois estamos tratando com pessoas, e pessoas que tem sentimentos, e uma família, sonhos, em razão disso enquanto estudante e futuros médicos, iremos passa por diversas situações conflituosa, em razão disso é notável aprimorar cada vez mais neste sentido. Porem a experiencia ao todo foram positivas, desde a simulação as atividades proposta pela professora.
Hoje teve a simulação novamente do meu grupo, só que desta vez, fiquei no papel de observador enquanto meu colega Farley, conduzia a entrevista, com uma moça que estudava, e os país preocupado procurou ajuda médica para que ajudasse sua filha, e neste momento apesar de algumas falhas pontuais como fica envergonhado por ser uma mulher e não realizar alguns tipos de perguntas em razão da anamnese , o mesmo aplicou o método centrado na pessoa e até mesmo o SIFE, porém faltou explorar mais a anamnese, porem entretanto apesar de precisa melhorar, o mesmo desempenhou o papel com crescimento. E logo depois fomos para a sala, para realizar as atividades proposta pela professora, sendo atividade 1:
" A profissional da área da saúde, se isentou em pratica o método centrado na pessoa, além disso o SIFE não foi executado, e nem se quer o mínimo que seria a anamnese, levando uma consulta deselegante e invasiva em relação ao paciente, apenas diagnosticando de uma forma não cordial e incessível em relação ao mesmo, na qual ela deveria investigar mais, ser mais humana, saber da informação de uma forma acolhedora em ralação ao seu diagnostico, aplicar a anamnese de uma forma mais robusta, uma vez que nem se quer foi aplicado, e por fim o método centrado na pessoa, com a aplicação do SIFE."
A atividade 2:
Não pode ser executada uma vez que o link estava indisponível em relação ao YouTube
A atividade 3:
" Na atividade proposta, elenquei meus pontos positivos e logo após fiz em relação aos meus colegas, e logo após executamos a tabela, verificando se as informações imaginada, era prevista pelos demais do grupo, e em sua grande maioria. Acho que Farley:
"É determinado, tem foco e persistência"
Como precisa melhorar em sua comunicação, controlar a ansiedade e ter mais calma nas coisas;
Joesley:
"É determinada, esforçada e dedicada"
Porém precisa melhorar, pois é ansiosa, tem que ter mais paciência com as coisas e ter mais foco.
No mais, o dia foi bem produtivo onde pude aprender cada vez mais sobre a importância de um uso bem explorado da anamnese, como todo o uso necessário do método centrado na pessoa , e o SIFE, que são ferramentas de fazer uma boa captação de informações para chega a um ótimo diagnostico, oferecer um bom tratamento humanizado e no fim resolver a questão solicitada pelo paciente.
Minha colega Juhéli apresentou a simulação, onde ao meu ver teve uma boa aplicação da anamnese, com alguns esquecimento pontuais , porem teve uma boa estruturação e aplicou o SIFE, como o método centrado na pessoa.
Desenvolvemos algumas atividades também nas estações, e respondemos as seguintes questões de acordo as atividades proposta:
Atividade A
A) Problemas de saúde, tipo de receita, data de prescrição, fármaco e sua indicação, forma de uso, tempo e tratamento e por fim prescrição de retorno;
B) Legibilidade receita obrigatória e prevista na lei federal n° 5.991, em seu 35° artigo que diz "Só será aviada a receita que estiver escrita de modo legível".
Atividade B
A) Pedir para apresentar os remédios para conferencia e tenta distinguir os medicamentos;
B) Uma vez identificado os remédios , descobrir qual medicamentos ela tomou a mais e determina o balanceamento de dose ou suspensão total .
Atividade C
Roteiro de Anamnese:
1 - Como Você se chama? Qual a sua idade? Profissão? Escolaridade? Cor? Gênero? Sexualidade? Renda?
2- O que você está sentindo? (Conte quando começou até o momento atual)
3- Quais outros sintomas você tem apresentado?
4 - Qual a intensidade deste incômodo? (leve, moderado, grave?)
5- De que forma está atrapalhando as atividades do seu dia-a-dia?
6- Além dessa dor, algo mais o incomoda? Sente dor em mais algum lugar do corpo (cabeça, tronco, membros)?
7- Como está o seu sono? E sua alimentação/ingestão de líquidos?
8 - Você tem atividades de lazer (quais)? Pratica alguma atividade física?
9- Como é o seu relacionamento com: Família? Amigos? Trabalho? Relacionamento Amoroso?
11- Você tem vida sexual ativa? Se previne contra IST´s e/ou contra gravidez indesejada?
10- Você faz uso de alguma SPA? Como é o padrão de consumo?
11-Já fez algum tratamento antes? Já precisou ficar internado? cirurgia? Tem alguma doença crônica? Vacinas?
12- Tem histórico de doença na família?
13- Você gosta do lugar onde mora?
14- Descreva o local que você reside:
15 - Você tem alguma idéia do que pode ser isso que você está sentindo?
16- Qual a sua expectativa dessa consulta?
Eu, e meu grupo desenvolvemos o roteiro de anamnese, juntamente com Farley e Juhéli e entendemos que é muito importante, para um bom desenvolvimento médico a correta aplicação da entrevista, bem estruturada, em conjunto com o método centrado na pessoa e a utilização do SIFE.
Hoje a aula foi bem dinâmica, a professora Isabela fez um apanhado sobre as simulações que contou com os caso do personagem Enrico, Rosana e Francesca . Os grupos envolvidos falaram sobre suas simulações pontos forte e fracos, e eu disse sobre as minhas dificuldades, apesar que tive uma boa desenvoltura no método, mais falhei ao aplicar o SIFE, e fazer uma boa reestruturação da anamnese. Mais estou dedicando para que na próxima simulação tenha um melhor desempenho. No mais, a aula foi bem agradável. E todos puderam falar, e também descontrair um pouco.
Hoje a professora Isabela, divulgou para cada um individualmente a APA 1, na qual demonstrava o desenvolvimento pessoal do aluno, infelizmente apesar de bom desenvolvimento durante o período, na simulação infelizmente esqueci de aplicar o SIFE, e em razão disso na nota de qualidade levei " Precisa melhorar" , na qual terei a oportunidade de na próxima APA esforça mais um pouco, e chega a nota de qualidade "excelência". Também na aula a colega Lu, aplicou a anamnese na professora com meio de aprimorar o conhecimento individual e coletivo da turma. Os colegas vem cada vez mais aperfeiçoando seus desenvolvimento e se esforçando, como a professora vem sendo excelente em ministrar a aula com perfeição. No mais, hoje foi um dia bem sucinto em razão da divulgação da APA.
Hoje aprendi em sala de aula a respeito da medição arterial , sobre diástole e sístole , os procedimentos como iniciar, não permitir que o mesmo fique com as pernas cruzada , pergunta se tem mais de 30 min que ingeriu café ou realizou atividade física . Coloca o mesmo em posição sentado, na qual o braço fique curvado, com o dorso da mão pra cima. Primeiro passo medir a sístole , com a falange sobre o pulso do paciente , e com o esfigmomanômetro fazer a coleta da informação, e novamente, só que agora em conjunto com o estetoscópio fazer novamente a mesma coleta de informação, mais a respeito da diástole . As aulas de HM, ministrado pela professora Isabela vem sendo bem produtiva, e a mesma possui um método bem acessível, e que permitir o aluno se desenvolver. E eu min sinto super satisfeito em relação a isso.
Hoje a professora Isabela, explicou novamente sobre o aferimento da pressão arterial "diástole e sístole", como explicou o aferimento do batimento cardíaco , frequência respiratória, calor corporal, circunferência abdominal, altura, peso e o calculo do IMC, enfim logo após a recapitulação de todo conteúdo realizei a medição do colega "Farley", que cheguei a seguinte conclusão:
PA: 140X70
BTM: 60
IRPM: 19
DOR: 3
GRAU CELSIUS: 35,4
PESO: 72,40
ESTATURA: 1,71
IMC: 25,375
COMPRIMENTO ABDOMINAL: 86
As aula vem sendo bem produtiva e em razão disso venho aprendendo muito, adquirindo muito conhecimento e as oportunidade de treina é bastante importante em razão de as simulações esta chegando e posteriormente a prova final.
Hoje teve a simulação do colega Humberto, ele foi o entrevistador, enquanto fui o observador em conjunto com caio. O mesmo foi excelente na anamnese, e teve uma pequena dificuldade em relação ao tempo, pois no final acabou se afobando no exame físico devido o tempo, mais no mais foi excelente, porém deveria ter explorado melhor no diagnostico e notado o estresse que o paciente estava lhe acometendo, em razão de um histórico familiar coletivo de hipertensão , e após o aferimento por uma turma de estudantes de medicina, iniciou um quadro de ansiedade, em conjunto com o estresse, e o medo de ter hipertensão. Mais orientou o paciente pra procurar um posto pra avaliar a necessidade de toma alguma vacina vencida, como acompanhar constantemente, apesar de não esta hipertenso, mais sempre fazer exames pra acompanhar o quadro, e realizar exercícios físicos.
Atividade A:
A) No Brasil, existe uma estimativa de 10,7 milhões de pessoas com doenças auditivas e suas principais causas são baixo peso ao nascer, infecções congênitas, principalmente Sífilis, toxoplasmose e rubéola.
B)É oferecido interprete de libras, para que realize a tradução, apesar que não é realidade em todo SUS, porém é uma lei a ser cumprida.
C)Realizar cursos , e aperfeiçoamento para poder ter pelo menos uma compreensão inicial ou necessária para realizar o atendimento dessas pessoas com necessidade especial.
Atividade B)
1- INTERROGATÓRIO:
A paciente chama-se Marcos/ 30 anos/ casado/ possui uma filha/ mora na Rua clemente gomes/ mora com seus pais / trabalha no supermercado/ recebe um salário mínimo, renda média com seus pais uns 2 mil reais no mês/ evangélico/ não possui convênio/ na casa possui saneamento básico e água potável.
2- QUEIXAS:
Começou a sentir muita dor na cabeça, localizada na parte anterior da cabeça, a dor pulsa, não irradia para nem outro lugar, melhor quando toma medicação, e piora quando chega do trabalho, a duração dessa dor já tem 4 meses e ele toma dipirona por conta própria, na escala de 0 a 10 colocou sua dor no nível 6.
SIFE: seu sentimento era de preocupação, pois a sua família tinha casos de enxaqueca, o paciente pensava que a causa da dor de cabeça estava atrelada ao trabalho e ao sono irregular. A dor segundo o paciente atrapalhava o paciente em seu desenvolvimento no trabalho. De acordo com Marcos, a sua expectativa em relação à consulta era contemplar o porquê da dor que ele está sentindo.
INTERROGATÓRIO SINTOMATOLÓGICO:
O paciente negou queda de cabelo, bem como ruídos no ouvido, tonturas, desmaios, dores nas articulações, má digestão e anormalidade na coloração da urina. Ademais, o paciente também alegou que está conseguindo enxergar normalmente.
ANTECEDENTES PESSOAIS
O paciente teve uma infância saudável, tendo vacinação durante toda a vida normal, teve sua primeira relação sexual aos 15 anos de idade, não apresenta parceira fixa, não apresenta diabete, alergias e nunca precisou passar por processo de internação.
HÁBITOS DE VIDA
O paciente relatou que bebe socialmente, fuma dois maços de cigarro por semana. O paciente apresenta irregularidade no seu sono, uma vez que dorme apenas 5 horas por noite, apresenta má alimentação, consumindo excessivamente carboidratos, bebendo 3 L de água por dia e sua única forma de lazer é sair com seus amigos. Também foi relatado pelo paciente que ele faz musculação.
ANTECEDENTES FAMILIARES / CONTEXTO PSICOSSOCIAL
O paciente tem uma mãe que apresenta enxaqueca, pai hipertenso, não tem irmãos. Ele tem uma boa relação com seus pais, uma vez que estes até mesmo ajudam na criação da sua filha, apesar de ter desavenças com sua ex -companheira.
O paciente relatou que sua casa apresenta 8 cômodos, possuindo uma renda conjunta de sua família que possibilita estes viverem bem. Em seu bairro há rede de esgoto e água encanada, não possuindo animais de estimação.
EXAME FÍSICO
O exame físico com o paciente iniciou-se com o aferimento da pressão do paciente, obtendo pressão sistólica de 120 mmHg e a diastólica 80 mmHg. Já em relação a sua pulsação, este teste marcou 80 BPM, caracterizando-o como normocárdio. O paciente não apresentou febre, apresentando como temperatura 35.2 graus Celsius, estando afebril. Sua respiração estava eupneico, sendo esta 18 IRPM
Na antropometria, foi observado que o paciente apresenta circunferencia abdominal de 82cm, peso de 70 Kg, altura de 1 metro e 75 centímetros e IMC de 22,9, estando o paciente no peso ideal.
PACTUAÇÃO:
Foi orientado ao paciente que ele regule seu horário de sono, aumentando a quantidade de horas que ele dorme, diminuindo o uso de cigarros, bem como o uso de bebidas. Também foi recomendado a redução da quantidade de carboidratos, equilibrando sua dieta e mantenha a quantidade de litros de água bebidos por dia. Por fim, foi orientado que o paciente mantenha o hábito de musculação.
Atividade C)
A) As micose passou de um pé para o outro, a glicose alterada e pé ainda doía, além da queimadura na mão.
B) Sim, pois o sentimento da paciente atrapalhava seu convívio social, e a queimadura e micose era causa da dos problemas sociais, e atrapalhava no seu dia a dia em razão da micose ter atingindo os dois pé e doer muito. E a expectativa que a consulta possa melhorar o quadro.
C) A paciente deverá fazer a higienização corretamente, como realizar a correta medicação para combater a patologia da micose, e ter uma completa regeneração da pele acometido pela queimadura.
O aprendizado referente a atividade C, que o paciente relata novas queixas, como um agravamento do quadro, porém com a correta medicação, a cultura das bactérias existente no pé será eliminado, e é natural, a dor, porém que será aliviado com analgésico. E a queimadura existe o tempo de regeneração da epiderme.
Hoje foi a simulação, apesar do receio, pois na ultima simulação que apresentei, esqueci algumas coisas inclusive o SIFE, e infelizmente acabei tomando um PM, na APA, porém desta vez eu procurei dedicar mais, atentando aos meus pontos fracos, e procurando conserva os pontos fortes, e graças a deus, eu conseguir estruturar a anamnese, apliquei o SIFE, e fiz o exame físico conforme proposto pela professora, e dei o diagnostico, no mais ao ser perguntado sobre o que achei da minha anamnese, procurei expor minhas dificuldades, falei a respeito da superação cometida, nesta 2° oportunidade, e por fim meus colegas parabenizaram, e a professora reconheceu minha melhora, e o avanço, e disse que o plano de melhoria proposto por ela na APA 1, tinha sido atingido, no mais eu tive uma boa impressão sobre minha evolução.
Estação A: Nesta estação fizemos uma simulação onde Caio foi o simulador, Humberto foi o paciente e eu anotei as informações, a PA deu 130/70 mmhg, normotenso, FC deu 80bpm normocardio, a temperatura deu 36,3 afebril e na escala de dor foi classificado como 7 dor intensa, por termos feito a simulação e ter treinado esses passos foi tranquilo para executar essa atividade em sala.
Estação B: Segue as respostas da estação respectivamente, os paramentos normais para os sinais vitais são, PA 120/80, FC 60 a 100 bpm, FR 12 A 20 e a temperatura vai de 35,0 a 37,00 afebril.
Os sinais que podem ser considerados ainda normais pelas alterações do exercícios são:
- Frequência cardíaca: Pode variar entre 50% e 85% da frequência cardíaca máxima esperada para a idade.
- Pressão arterial: Geralmente, a pressão arterial sistólica pode aumentar para cerca de 160-200 mmHg, enquanto a pressão arterial diastólica pode aumentar para cerca de 90-100 mmHg.
- Frequência respiratória: Pode aumentar para cerca de 20-30 respirações por minuto ou mais, dependendo da intensidade do exercício.
As manifestações devido ao exercício físico que podem ocorre nos sinais vitais são:
-Resfriamento do corpo: Após o exercício, o corpo tende a esfriar à medida que a produção de calor diminui. Isso ocorre à medida que a frequência cardíaca e a respiração retornam aos níveis de repouso.
-Redução da frequência cardíaca: Após o exercício, a frequência cardíaca tende a diminuir à medida que o corpo retorna ao estado de repouso. Isso ajuda a restaurar o equilíbrio cardiovascular.
-Remoção de resíduos metabólicos: Durante o exercício, há uma acumulação de resíduos metabólicos, como ácido lático. Após o exercício, o corpo trabalha para remover esses resíduos, ajudando a reduzir a fadiga muscular e restaurar a função muscular normal.
-Reposição de fluidos e eletrólitos: Durante o exercício, há perda de fluidos e eletrólitos através do suor. Após o exercício, é importante reabastecer esses fluidos e eletrólitos perdidos para manter o equilíbrio hidroeletrolítico e evitar a desidratação.
-Recuperação muscular:* Após o exercício, o corpo trabalha para reparar e reconstruir os tecidos musculares danificados durante o treino. Isso pode resultar em aumento da força e resistência muscular ao longo do tempo.
Estação C: Fiz a simulação no boneco da faculdade, na qual foi min dada duas oportunidade, onde foi conferido os batimentos por min, sendo que na primeira vez encontrei, o resultado de 98, sendo a resposta 100, e na segunda oportunidade encontrei o resultado de 45, sendo a resposta de igual modo 45. Apesar da pequena discrepância, a margem de erro foi pouca, claro podendo melhora.
No mais, eu venho aprendendo muito a cada dia que passa, min tornando uma pessoa mais empenhada, e a professora sempre humana, fazendo o seu melhor para que isso seja possível, o grupo sempre empenhado para que todos aprenda.
Caio, hoje fez a simulação, por ser sua primeira simulação, uma vez que o mesmo entrou no meio do semestre, foi bem excelente, padrão ouro, o mesmo ficou ansioso, porém sobre explorar a anamnese de uma forma bem coerente, realizou os exames físicos, com alguns erros pontuais, porém teve uma certa dificuldade de forma o diagnostico "Pacto" com o paciente, porém no mais, ele teve um bom desempenho, e tem um grande futuro pela frente.
Estação A: Foi uma estação sobre medidas antropométrica, fizemos a simulação proposta, na qual Humberto foi o anotador, e eu fui o paciente, iniciamos os procedimentos com toda preparação inicial de higiene e foram registrados a seguintes medidas físicas:
Peso: 105 KG
Altura: 1,84
IMC: 31
Medida abdominal: 95
O meu IMC, deu alterado, como caso claro de obesidade, em razão de esta a cima do peso, sendo que o IMC, ideal é até 25.
Estação B:
O IMC de Amanda é aproximadamente 16.98, indicando que Amanda está
abaixo do peso, o que pode ser um indicativo de desnutrição ou de algum problema
de saúde subjacente. Isso corrobora com os sintomas que ela apresenta, como
queda de cabelo e pele ressecada, que podem ser causados por deficiências
nutricionais.
Ao realizar uma anamnese com Amanda, será importante que algumas
perguntas específicas sejam feitas, visando, assim, ajudar a compreender melhor o
contexto do seu baixo peso. Nesse sentido, devem ser explorados com maior
ênfase os seguintes pontos de anamnese:
1. Histórico alimentar: Perguntar sobre os hábitos alimentares diários de Amanda,
incluindo quais alimentos ela consome com mais frequência, se segue alguma dieta
específica, se costuma pular refeições, e se consome alimentos ricos em nutrientes
essenciais.
2. Histórico de saúde: Investigar se Amanda tem algum histórico médico relevante,
como doenças crônicas, problemas de saúde mental, distúrbios alimentares, ou se
toma algum medicamento regularmente que possa afetar sua nutrição.
3. História familiar: Perguntar sobre o histórico de saúde e nutrição de sua família,
pois isso pode fornecer informações sobre possíveis fatores genéticos ou ambientais
que possam influenciar sua saúde.
Em relação a utilização da pirâmide alimentar, algumas orientações
nutricionais podem ser elaboradas para Amanda, sendo estas:
1. Consumo de grãos: Incentivar o consumo de grãos integrais, como arroz
integral, quinoa, e pão integral, pois fornecem fibras e nutrientes essenciais.
2. Consumo de vegetais e frutas: Recomendar uma variedade de vegetais e frutas
coloridas, que fornecem vitaminas, minerais e antioxidantes importantes para a
saúde da pele e do cabelo.
3. Inclusão de Proteínas: Incentivar o consumo de fontes magras de proteínas,
como peixes, frango, ovos, leguminosas e tofu, para ajudar na reparação e
crescimento do cabelo e na saúde da pele.
4. Consumo de Gorduras Saudáveis: Incluir fontes de gorduras saudáveis, como
abacate, nozes, sementes e azeite de oliva, que são importantes para a saúde da
pele e do cabelo.
5. Hidratação Adequada: Lembrar Amanda da importância de manter-se hidratada,
bebendo água regularmente ao longo do dia.
É importante ser dito que a ingestão adequada de lipídios, carboidratos e proteínas
é essencial para o funcionamento saudável do corpo, pois estes atuam nas mais
diversas áreas do corpo humano, exercendo funções de extrema importância.
1. Lipídios: São importantes para a absorção de vitaminas lipossolúveis, como vitaminas A,
D, E e K, que são essenciais para a saúde da pele e do cabelo. Além disso, fornecem
energia e são componentes importantes das membranas celulares.
2. Carboidratos: São a principal fonte de energia do corpo e devem ser consumidos em
quantidades adequadas para garantir energia suficiente para as funções corporais, incluindo
a saúde da pele e do cabelo.
3. Proteínas: São os blocos de construção do corpo e são essenciais para o crescimento,
reparação e manutenção dos tecidos, incluindo cabelo, pele e unhas. Uma ingestão
adequada de proteínas é crucial para garantir a saúde e a vitalidade desses tecidos.
Estação C: "Logo abaixo"
No mais, as simulações, em conjunto com as estações e as aulas vem sendo uma verdadeira riqueza de aprendizado, a professora sempre tirando nossas duvidas e os colegas sempre colaborando e unidos.
Hoje foi o momento muito importante, a professora fez uma reflexão sobre as simulações, comentou sobre as anamnese, citou os parâmetros entre os autores, onde envolvia ansiedade, preocupações sobre o trabalho e possível hipertensão ou diabete em razão de histórico familiar. Citou a respeito do exame físico e fez vários conselhos a respeito da prova final. E no mais sinto que venho tendo um desenvolvimento no sentido das simulações e cada dia mais preparado, porém como quaisquer ser humano tenho muito ponto a melhorar, e na minha segunda simulações já estive um pouco mais preparado, foquei em corrigir meus erros, e vou fazer o necessário para no dia da prova possa esta melhor. A turma sempre engajada em aprender, e este momento ao lado da professora, e dos demais colega foi importantíssimo.
Hoje foi feito uma reflexão a respeito do semestre, e deu o resultado da APA, que foi muito bom o "SATISFATÓRIO", e de igual modo finalizou as aulas do semestre da matéria, e fizemos os agradecimento do semestre em relação a professora Isabela. E agora aguarda a prova final.