PROFESSORA: CAROL
Apesar de ansioso pelo simples fato de ter um pouco de conhecimento prévio, a respeito da prática humana, foi nos apresentado em reunião de pares, na mesma que foi dividido os grupos e seus respectivos professores, sendo que a professora responsável pela minha equipe, é dona Carol. Foi nos orientados como provavelmente funcionaria a prática na UBS, e o que o funcionamento regular do estagio estava em tratativas com a instituição de saúde municipal, que em breve apresentaria os preceptores responsáveis e os respectivos grupos de trabalhos. Houve uma orientação a respeitos do portfólio. Apesar de muitas duvidas, algumas foram esclarecidas, e outras deixei para a próxima aula em razão de ser a primeira semana de aula, e estava com muitas informações para processar.
O encontro de hoje foi bem curto, os professores ainda unidos, sem a efetiva separação por grupo, foi nos apresentados os preceptores, na qual cada um dos presentes se identificaram, comentaram as dificuldades a respeitos de suas comunidades, e neste momento a ansiedade tomou conta da minha pessoa, pelo simples fato que naquele exato momento teria conhecimento onde estaria lotado para realização da atividade de estagio supervisionado - PMSUS e consolidaria o conhecimento teórico adquirido na respectiva instituição de ensino. A preceptora destinada ao meu grupo foi a respeitável enfermeira Michele, onde é responsável pela UBS do bairro Dr. Juraci.
Iniciamos nossa primeira oficina, na qual o tema temático "Políticas publicas, necessidade de saúde no SUS" e formulamos os objetivos para ser discutido na próxima aula, como hoje vai ser a primeira aula de fato, porem tive as melhores impressões e a professora Carol, soube conduzir a aula com maestria.
Hoje foi formado a nova síntese em razão dos objetivos gerado na semana passada através da 1° oficina "Políticas publicas, necessidade de saúde e SUS" e foi realizado uma discussão produtiva a respeito dos objetivo:
Entender o conceito de estados e suas responsabilidades;
Compreender as políticas publicas tomada pelo governo;
Conhecer o conceito de estado de bem estar social e sistemas universais de saúde;
Identificar qual tipo de política publica o SUS esta inserido;
Entender os princípios e diretrizes do SUS;
Debater necessidade de saúde e o SUS ;
Conhecer o processo histórico de políticas publicas e reforma sanitária.
E com esses objetivos pudemos em grupo relembra a importância que as políticas publicas para atender a população no quesito saúde através do SUS: "Universalidade, Equidade, Integralidade, Regionalização e Hierarquização". Como pude perceber foi uma aula enriquecedora.
Hoje iniciou a 2° oficina - Sistema de Saúde no Brasil - SUS e de alguns países no mundo, na qual foi divulgado dois vídeos
a respeito do assunto e as comparação do nosso sistema de saúde com outros países. Enquanto existe lugares do mundo, a qual não existe sistema publico , como os "Estados Unidos" que é totalmente privado.
Foi identificados os problemas:
Desigualdades
Faltas de infraestruturas
NHS no Reino Unido;
Participação Social;
Burocracia na saúde
Controle social.
E formado os seguintes objetivos:
Conhecer o sistema de saúde (Conceito, como surgiu e como foi estabelecido);
Comparar o SUS com outros países - Brasil, Estados Unidos, Canadá, França, Argentina, Chile, Cuba e África;
Conhecer o sistema de saúde: Estados Unidos, Reino Unidos, Canadá, França, Argentina, Chile, Cuba e África.
As aulas vem nos instigando constantemente a evoluir, e a aprofundas nos conhecimento a respeito da prática médica no SUS, e logo após fizemos alguns comentários a professora sobre a nossa nobre experiencia nas UBS que estamos aprendendo para a referida prática.
Hoje, foi um dia atípico em razão da professora Carol, não esta presente por motivos pessoais, e de igual modo ficamos na turma do professor Murilo, que debateu conosco a respeito dos objetivos proposto. A oficina 2 - Sistema de Saúde no Brasil (SUS) e de alguns países no mundo. Enquanto o reino unido, que segue um modelo bem mais evoluído que o SUS, já temos outra realidade da mesma moeda que é o EUA, segue o liberalismo, apesar que tem alguns planos de saúdes como o MEDICARE , MEDICAID ou OBAMACARE, enfim a evolução do contexto destes países são baseado em sua cultura, evolução e desenvolvimento. Pois, que com exceção do EUA, a tendência de países desenvolvidos tendem a oferecer uma estrutura melhor para a população com regionalização, descentralização, equidade e integralização, mesmo que alguns exija coparticipação, mais esta bem aquém os países sub desenvolvido, como África que a saúde é precária, e não tem um conceito mínimo de saúde para a sua população. Foi uma aula bem enriquecedora. E venho aprendendo muito com o dia a dia da faculdade, e com as abertura e fechamento das aulas.
Foi aberta a oficina 3 - Rede de atenção a saúde , com os seguintes problemas:
Gestante
Psicossocial
Deficiente
Urgência e Emergência
Doenças Cronicas
e com os seguintes objetivos:
Definir conceitos, processos históricos, fundamentos e elementos constitutivos e diretrizes do RAS;
Compreender o papel da atenção básica no RAS;
Conceituar e diferenciar a densidade e complexidade tecnológica (leve, leve - dura e dura);
Descrever as rede de atenção à saúde (Rede cegonha, Rede de atenção a pessoa com deficiência, Rede de atenção Psicossocial, Rede de atenção a urgência e emergência e Rede de atenção as pessoas com doenças cronicas.);
Definir modelo de atenção a saúde , sob o aspectos do cuidado integral a saúde e da organização dos serviços de saúde proposto pelo RAS no SUS.
Venho aprendendo muito, principalmente sobre a importância do SUS, seus objetivos e como sua funcionalidade atingir a população diretamente, e como somos um país tão belo pela forma como ele é organizado, e único, pois vários países apesar de alguns, possuir sistema similar, até mais evoluído, como o caso do Reino Unido, mais somos privilegiado, pois existe países, principalmente o EUA, que a população sofre com contas caras, pra poder ter assistência a saúde básica gratuita.
Hoje foi realizado o fechamento da oficina 3, com os seguintes objetivos:
Definir conceitos, processos históricos, fundamentos e elementos constitutivos e diretrizes do RAS;
Compreender o papel da atenção básica no RAS;
Conceituar e diferenciar a densidade e complexidade tecnológica (leve, leve - dura e dura);
Descrever as rede de atenção à saúde (Rede cegonha, Rede de atenção a pessoa com deficiência, Rede de atenção Psicossocial, Rede de atenção a urgência e emergência e Rede de atenção as pessoas com doenças cronicas.);
Definir modelo de atenção a saúde , sob o aspectos do cuidado integral a saúde e da organização dos serviços de saúde proposto pelo RAS no SUS.
E foi discutido a importância do RAS no SUS, que é um sistema que vai desde a gestão primária, especializada ou hospitalar, e não se limitando exclusivamente a isto, atuando no lado psicossocial e diretamente na comunidade, ou em domicilio, de forma equitativa , dando mais pra quem precisa de mais, e menos pra quem precisa de menos. Promovendo uma gestão de redução de custo, com a promoção de prevenção de saúde, tratamentos de doenças cronicas e agudas, e reabilitação. Ou seja cada tutoria que faço consolida na minha percepção cada vez mais a importância do SUS, e o quanto ele é importante pra população. Venho aprendendo muito, principalmente as tutorias de PMSUS, vem min ofertando muitas oportunidades.
Apresentamos o trabalho proposto na UBS Liziane, com o meu grupo onde contamos com a presença da preceptora Sara, e as preceptoras de outras UBS, onde o trabalho, se referia a territorialização, onde abordamos os contexto da comunidade, e apresentamos uma maquete do local trabalho, falamos sobre um caso, de uma casa onde não tinha coleta seletiva, e onde residia um paciente enfermo, e seus familiares eram obrigados a lava frauda, coloca pra secar e posteriormente queima, pois como é de conhecimento que fezes não queima, por isto a justificativa do processo, abordamos a questão da poluição do ar gerado pelas indústria na comunidade, que ocasiona problemas cardiorrespiratório, e a alta de pessoas fumantes e alcoólatras. Outros grupos de outra UBS apresentaram sobre seus territórios, e ficamos responsável por elaborar um projeto de intervenção a ser apresentado posteriormente. No mais foi um dia bem tranquilo e atípico em relação a apresentação onde contou com a presença de varias pessoas.
Foi realizado a abertura da oficina 4, e fui escolhido como relator e o colega Filipe como coordenador, fizemos as discussões a respeito do tema, e em conjunto com a turma formamos a síntese provisória e tecemos os seguintes objetivos:
Definir o conceito de território e territorialização, e como podem impactar no processo de saúde e doença;
Compreender quais são as ferramentas de territorialização que são utilizada no planejamento de ação;
Conceituar o mapa falante, e discutir a relevância dos dados, e informações para a construção do mapa;
Descrever sobre os determinantes sociais e seus impactos na saúde;
Compreender a diferença entre risco e vulnerabilidade.
Os colegas vem sendo cada vez mais assertivo na elaboração dos objetivos, constantemente unido, ajuda quando necessário e sempre solicito, a docente Carol, um amor de pessoa, bem simpática e sempre disponível a ajuda e venho aprendendo cada dia mais, de igual maneira fico feliz pelos conhecimentos adquirido até a presente data. E nos foi apresentado os monitores que formarão grupos para nos auxiliar nos aprendizado.
Foi realizado o fechamento da oficina 4, e foi bem discutido em sala, principalmente sobre o território e territorialização, e a monitoria apoiada pela colega Luiza, min fez aprender bastante para poder discutir o tema na síntese final em sala, e os colegas também complementaram bem o tema, como a professora como sempre instruindo bem a turma. Devido a falta de aula disponível futuramente, a professora assumiu o compromisso de encaminhar a síntese provisória para nós, e podermos fazer o fechamento na próxima aula.
Hoje foi a ultima aula de pmsus, fechamos com chave de ouro abordando os objetivos proposto, e a turma colaborou com o tema, e puder contribuir para a sua contemplação, a professora nos orientou. No mais fico feliz por ter participado deste honroso semestre orientada pela professora Carol.